UNICAMP 50 ANOS - A marca dos funcionários

A Unicamp construiu, em 50 anos, um importante patrimônio acadêmico, científico, no atendimento à saúde e na produção cultural. Pesquisas qualificadas, inovadoras e de forte impacto na sociedade brasileira, nas mais diversas áreas do conhecimento, além da formação de quadros qualificados, referenciam a universidade e consolidam a vocação de Campinas como polo de referência científica no País. Seu vestibular é dos mais concorridos. Seu complexo de saúde atende população de extensa área. Todo esse significativo lastro, o respeito e a credibilidade conferidas em decorrência desse conjunto de atividades, constituem-se na sua efetiva defesa dos muitos ataques enfrentados ao longo da ainda breve história, diante da sociedade que a mantém através de recursos públicos.
Uma pequena e significativa amostra da marca dos funcionários, na consolidação dessa instituição brasileira reconhecida internacionalmente, estará no VI Simtec – Simpósio dos Profissionais da Unicamp, evento que acontecerá em setembro, integrado às celebrações do meio século da Unicamp. As unidades de ensino e de pesquisa e diversos órgãos da Unicamp apontaram os funcionários, já aposentados, que têm contribuição destacada na trajetória profissional percorrida em Campinas, Limeira e Piracicaba, cidades onde a universidade atua fortemente. Destaque para as narrativas dos perfis de claro compromisso profissional e de serviço à sociedade. Um justo reconhecimento será conferido. A Unicamp forma com a Universidade de São Paulo, a USP, com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a Unesp e mais recentemente com Universidade Virtual do Estado de São Paulo – a Univesp, destinada a oferecer cursos semipresenciais para todo o estado, o importante conjunto de universidades estaduais.
Orgulho para todos os paulistas, a Unicamp, em períodos mais recentes, expandiu fortemente suas atividades, com um novo campus na cidade de Limeira, além de novos cursos em Campinas. Em todas as cidades citadas a universidade cumpre, com a marca dos funcionários, seu papel nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. É preciso que o governo estadual que, assim como a população paulista, deve ter orgulho das brilhantes instituições citadas, consolide a interlocução com as instituições, através dos canais legitimados pelas comunidades universitárias. Desde o final da década de 1980 a Unicamp, assim como as outras universidades estaduais, conquistaram a autonomia de gestão financeira. Muito se fez nesse cenário. No caso da Unicamp, expansão que inclui a implantação de diversos cursos noturnos. O percentual de repasse do ICMS arrecadado pelo estado para as universidades estaduais, é o mesmo há muitos anos. Precisa ser revisto. Justa bandeira em defesa dessas instituições. Demanda que precisa ser acolhida de forma mais incisiva pelo governo estadual e instâncias legislativas em que tramitam pleitos já expressos de forma tecnicamente qualificadas, pelos reitores, como pelas entidades representativas dos segmentos que compõem a universidade. A marca profissional dos funcionários, importantíssima desde o início da Unicamp corrobora, de forma inequívoca, com a defesa da universidade pública de qualidade e com o que se faz necessário para sua sustentação. E para avançar ainda mais.
Artigo publicado no jornal Correio Popular - Campinas - 16/07/2016
UNICAMP 50 ANOS - A marca dos funcionários
Reviewed by Edison Lins
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