EDUCAÇÃO - A ação multiprofissional
É recorrente no Brasil, e talvez o seja em outros países,
que imediatamente após as tragédias de grande impacto, com lamentáveis perdas
de vidas, surjam acalorados debates em torno do fato. Tentando entender e
explicar e apresentando ideias e propostas de ações para que novos fatos, como
os ocorridos, não mais se produzam. A ainda recente tragédia da escola pública
estadual em Suzano reproduz o que aqui chamamos inicialmente de recorrente,
isto é, o necessário debate e também as propostas, algumas muito relevantes, merecem
atenção redobrada. Os debates precisam trazer melhor entendimento das causas e
suas consequências. No impacto social e educacional. Como o enunciado do
projeto menciona os campos de Psicologia e Assistente social, mencionando ainda
Psicopedagogia, espera-se que haja melhor definição desses campos de atuação,
distintos, mesmo quando complementares. Que os Conselhos e instâncias representativas
legítimas desses importantes profissionais, sejam ouvidos e possam ter espaço
para as definições. O fato é que os que atuam nas redes de ensino sentem
necessidade de ações multiprofissionais necessárias para que haja um ambiente
educacional, construído e vivenciado por várias competências. Para que, assim,
haja efetivo respaldo diante dos desafios do cotidiano escolar. Em tais
ambientes os professores e as equipes de gestão enfrentam situações de diversas
ordens, ou seja, alunos com diversos desafios pessoais e familiares, alguns em
necessidades específicas de inclusão que precisa ir além do apenas matricular
burocraticamente, pois trata-se de direito inquestionável serem acolhidos pela
escola. Há as situações que decorrem de Bullying , que precisam ser
equacionadas. As várias expertises profissionais, como trata o projeto de lei
aqui citado bem como de outros profissionais. É o caso de Bibliotecários. A leitura
é parte inerente dos processos de formação educacional. Precisa de incentivo
teórico e prático. As bibliotecas são espaços que deveriam existir em todas as
escolas. Há escolas públicas com acervos importantes, mas o acesso a elas é dificultado
ou impossibilitado pela ausência de Bibliotecários. Com tais profissionais, as
Bibliotecas poderiam, além de ser espaço específico das unidades escolares,
poderiam também atender as comunidades do entorno das escolas. Afinal, a
leitura é um importante fator na construção da cidadania plena. Com a
realização de várias ações afirmativas.
Diversas questões tornam o ambiente escolar complexo, em
múltiplas situações que impactam no processo de ensinoaprendizagem, de alcance
na relação docente-discente e, assim, produzem impacto no exercício de busca do
conhecimento. Tensões que decorrem de conflitos familiares, antagonismos
geracionais e de conceitos conflitantes, presentes na sociedade, da qual a
escola é parte. Reflete-se nela em sentidos bidirecionais também na sociedade
que se constitui de valores, cultura, comportamento, enfim, movimentos sociais
diversos. Lidar com tudo isso requer, de fato, ações multiprofissionais que
trabalhem em sintonia de projetos unificados, para que os alunos possam ver na
escola um espaço seu. E o diálogo com as famílias, planejado no cenário dessa
diversidade profissional, torna-se fundamental. Consta do projeto apresentado,
arrazoado que justifica o mesmo e que vale, aqui, destacar. Sobre bullying,
“tanto o causador, quanto a vítima carecem de uma orientação psicológica e
social”. Segundo a fundamentação do projeto, “o causador do bullying pratica
esta violência porque sofre violência ou a vivencia no seio familiar e desta
forma busca suas vítimas dentre aqueles que são mais fragilizados”. Diz ainda o
texto nas justificativas que “A depressão também pode decorrer do seio
familiar”. E sobre outra terrível questão informa que “O suicídio é a quarta
maior causa de mortes dos jovens entre 15 a 29 anos no Brasil, perdendo somente
por conta da violência e o trânsito e já é tratada pelo Ministério da Saúde
como questão de saúde pública.” E não há como discordar que essas questões
promovem violência e, como se não bastasse, traz ainda impacto negativo no processo
de aprendizagem. Portanto um projeto meritório e urgente que, em efetiva
vigência, aposta na articulação de várias competências profissionais nas
escolas estaduais na busca de uma sociedade melhor com ações preventivas
evitando novas e tristes tragédias.
Artigo publicado no jornal Correio Popular - Campinas - 27/04/2019
EDUCAÇÃO - A ação multiprofissional
Reviewed by Edison Lins
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